abril 11, 2016

TeAdoro ♡ Teodora

Fiquei tão feliz quando descobri que existe um poema para Teodora, de Manuel Bandeira, o "Neologismo". 
O que quer dizer "Neologismo"? Palavra nova criada normalmente para designar uma ideia ou um objeto novo.

Sim, Manuel Bandeira criou o verbo intransitivo teadorar (palavra que justifica o "neologismo").

O eu lírico afirma que o verbo teadorar é intransitivo. Observe que “dentro” do verbo está o nome da mulher amada do eu lírico. Por que o verbo é intransitivo? Porque para esse novo verbo não há objeto; a mulher amada só pode ser a própria Teodora, palavra subentendida no radical e expressa no vocativo.

O poema “Neologismo” é parte integrante do livro Estrela da Vida Inteira, de 1947.
Os quatro primeiros versos estão ligados à poética de Bandeira. Percebemos que os traços que revelam a “humildade e o cotidiano” estão visivelmente presentes através das palavras “pouco”, “menos”, primeiro verso, e “ternura” e “cotidiana”, no terceiro e quarto versos respectivamente. 
O primeiro e o segundo versos podem traduzir a própria poética do autor, na qual percebemos a condição humana face à enfermidade (tuberculose) da qual era acometido (primeiro verso) e o fazer poético (segundo verso). 
“Beijar pouco” e “Falar menos ainda” são expressões que se configuram como marcas linguísticas que apontam para uma situação de debilidade ou de timidez. 
“Mas invento palavras” – uma representação metafórica do fazer poético, como uma atividade com a qual o poeta mantém-se produtivo apesar da doença, ou se torna produtivo, na arte de fazer poemas por causa dele.

TeAdoro ♡ Teodora
Teadorar é um amor maravilhoso. ♡


fonte: interpretação Neologismo

abril 09, 2016

Fofurice do Dia


Uma das sensações maravilhosas de estar grávida é ficar imaginando como será o nosso bebê. 

Fico pensando como serão os pezinhos da Teodora, as mãozinhas, o narizinho (se vai puxar o meu ou o do papai), a boca, se vai ter os olhos azuis do papai ou se terá alguma mancha de nascença igual a mamãe. 

São tantas coisas que a gente fica imaginando...

Se eu sinto esse amor tão grande e forte agora, imagine quando eu ver o seu rostinho, filhota.

Amor que não cabe em mim. 

TeAdoro Teodora  

abril 01, 2016

Bem-Vindo ao Mundo Teodora


Primeiro de tudo, este blog é amador, ou seja, não tem pretensão nenhuma de ser um superblog, e eu muito menos uma superblogueira (pelos menos por enquanto!).


Não tem um layout definido, muito menos uma logomarca própria. Tudo pode ser alterado constantemente, pois o "Meu Mundo Teodora" tem lá suas peculiaridades definidas, porém vive em constante transformação. Portanto, tudo pode mudar num piscar de olhos. 

As publicações serão feitas aqui no blog, em nossa página no facebook e em nosso instagram

Meu mundo Teodora é um blog não só para a Teodora, minha filha. E sim para todos que vivem num universo de inspiração. 
Sempre fui criativa, porém Teodora agora me inspira ainda mais. Sou curiosa e adoro ficar horas na internet pesquisando assuntos que tenho interesse, descobrindo coisas, aprendendo outras...

Então, chegou a hora de compartilhar com o mundo tudo o que eu amo, tudo o que me inspira, minhas ideiass, referências, achados ... flores, amores, cores e frufrus.

Entre e fique à vontade. Vamos juntos construir o meu, o seu, o dela, o nosso mundo Teodora. 

TeAdoro Teodora